Câmara de Pinheiros aprova projeto de lei para distribuição de absorventes em escolas municipais

A Câmara de Vereadores de Pinheiros aprovou, por unanimidade, durante sessão do dia (06/09), um projeto de lei nº 034/2021 que institui e define diretrizes para a Política Pública “Absorvendo o Tabu” de conscientização sobre a menstruação e distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas escolas da rede municipal.

O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Janete Akisaski (PSD), após sanção do prefeito tornou-se a Lei Municipal 1.482/2021 e tem como objetivo a plena conscientização acerca da menstruação, assim como o acesso aos absorventes higiênicos femininos como fator de redução da desigualdade social, visando em especial: À aceitação do ciclo menstrual feminino como um processo natural do corpo; À atenção integral a saúde da mulher e aos cuidados básicos decorrentes da menstruação;  Ao direito a acesso gratuito de absorventes higiênicos, durante o ciclo menstrual, as estudantes com matrícula efetiva nas escolas deste Município.

Outro ponto importante é que se faz necessário que as Escolas realizem palestras, diálogos e atendimento as adolescentes para quebrar o “tabu” existente que por hora é motivo de infrequência e até mesmo de evasão escolar.

Fonte: Informativo da Câmara Municipal de Pinheiros

Publicado em terça-feira, 07 de setembro de 2021